Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Um livro que recomendo

o titulo parece minimizar o assunto, mas o conteúdo é riquíssimo em conceitos de como fazer e o que deve evitar.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Software desenvolvido no Porto ajuda a ler as mamografias



O que é que a engenharia pode ter a ver com o cancro da mama? Aparentemente nada, no entanto, há um projecto inovador que pode ajudar nos rastreios e diagnósticos.

Trata-se de um software, desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto em colaboração com uma empresa de Matosinhos. O objectivo é permitir uma análise automatizada de mamografias, com recurso a uma base de dados de imagens. Nesta fase de testes com 450 mamografias anónimas cedidas pelo Hospital de São João.

O que o software português faz é procurar na base de dados casos semelhantes, alguns deles já validados com biópsia e assim facilitar o trabalho dos profissionais de saúde sem nunca substituí-los. Com 30% de validação automática de mamomgrafias e 100% de rigor na detecção de tumores malignos.

Antes da comercialização do sistema vão continuar as fases de teste. Para que este projecto continue e com o objectivo de aumentar a base de dados, foi estabelecido um contacto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro que é quem lidera o Rastreio ao Cancro de Mama em Portugal.